Escolha uma Página

Sobre o Projeto

 

Idealizado em 2013, o Encontro de Busólogos Solidários é um evento realizado anualmente que visa unir o hobby da busologia com a ação solidária, sem quaisquer fins lucrativos. Toda arrecadação feita pelos busólogos e doadas pelas empresas parceiras, são destinadas as instituições filantrópicas parceiras.

Mas, o que é busologia?

Busologia é o termo utilizado para designar a atividade dos busólogos, geralmente praticada como hobby, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. A busologia desenvolve-se a partir das atividades de colecionismo, desenhos, pinturas e fotografias, além de encontros, exposições e debates ligados ao ônibus.

 

Instituições Assistidas

Lar Evangélico UMEAS

Fundado em 1967, encontra-se em Queimados e abriga atualmente idosos carentes e não recebe nenhum auxílio governamental. Atualmente abriga em torno de 30 idosos e recebe doações arrecadadas pelo encontro dos busólogos, desde 2013.

Obra Social Migalhas de Luz

Fundado em 2000, encontra-se em Japeri e abriga crianças através de creche e não recebe nenhum auxílio governamental. Atualmente atende torno de 100 crianças e em 2015 recebeu diversos brinquedos arrecadados, que foram destinados as crianças da comunidade local.

Edições anteriores

A 1° edição do Busologos Solidários, foi realizado com sucesso. O Busologia do RJ, em parceria com a Real Auto Ônibus realizaram uma visita técnica à G4 (Real), na Av. Brasil e um city tour pela cidade do Rio de Janeiro, além de contar com o apoio dos amigos busólogos que vieram de várias regiões do Rio de Janeiro.

A 2° edição do Busólogos Solidários foi realizado com sucesso, no dia 12 de Janeiro, através de um city tour ligando Nilópolis à Eng. Pedreira. O objetivo deste projeto é proporcionar uma maior interatividade aos busólogos, através de um city tour beneficiente, para a arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e até mesmo produtos de higiene, para doação.

 

O 3° Encontro de Busólogos Solidários relizado em 7 de fevereiro de 2015, reuniu aproximadamente 23 apaixonados por ônibus em um city tour beneficiente em algumas regiões da baixada fluminense. O evento iniciou-se às 9 horas da manhã em Nova Iguaçu e todos ali presentes foram embarcando e entregando suas doações, entre alimentos e roupas.

O 4° Encontro de Busólogos Solidários realizado no 12 de dezembro de 2015, reuniu aproximadamente 40 apaixonados por ônibus em um city tour beneficente em algumas regiões da baixada fluminense. O evento iniciou-se às 8 horas da manhã no primeiro ponto de embarque em Nilópolis e as 9 horas, no segundo ponto de embarque em Nova Iguaçu. Dali, todos partiram para a garagem sede da empresa Nilopolitana, situada em Nilópolis, onde todos foram recepcionados com um coffe break e obtiveram a oportunidade de fotografar e conhecer um pouco mais sobre a empresa.

O 5° Encontro de Busólogos Solidários realizado no 10 de dezembro de 2016, reuniu aproximadamente 74 apaixonados por ônibus em um city tour beneficente na baixada fluminense. O evento iniciou-se às 9 horas da manhã em Nova Iguaçu. Dali, todos partiram para a garagem sede da empresa Mirante/Vila Rica, situada em Mesquita, onde todos foram muito bem recepcionados pelo gestor de manutenção e obtiveram a oportunidade de fotografar, tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a empresa.

O 6° Encontro de Busólogos Solidários, realizado no dia 9 de Dezembro de 2017 teve por objetivo arrecadar donativos destinados ao Lar Evangélico UMEAS. O Encontro é realizado anualmente e promovido pelo grupo Busologia do RJ, contando com apoio de outros grupos de busologia e empresas parceiras. Neste ano, contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas e arrecadou bastante donativos, algo em torno de 300kg.